As especializações advocatícias

As especializações advocatícias

Lembro-me como se fosse hoje,  papai resolvendo seus problemas jurídicos inerentes à locação de imóveis, havia  na ocasião um  inquilino que estava devendo-lhe muitos meses de aluguel.

Procurávamos os advogados que trabalhavam com o Direito Civil.

Naquela época, só víamos placas escritas: Advogado- causas trabalhistas, civis e criminais, nem previdenciário se falava. O advogado civilista atuava  com o direito de família, sucessões, imóveis, questões ambientais e urbanísticas, impostos, relação médico e paciente, indenizações, responsabilidade civil, adoção, acidentes, compra e venda de imóveis, contratos e outros.

Na área criminal,  o advogado atuava com todos  os crimes, desde pequenos furtos até crimes empresariais e tributários. Não havia a especialização em determinados crimes como hoje, há a advocacia preventiva em Direito Penal Empresarial em que o advogado atua para a empresa no sentido de evitar crimes empresariais e tributários.

Por fim, o advogado trabalhista atuava do lado do empregado e do empregador. Hoje temos advogados que atuam somente para o empregado e advogados que atuam somente para o empregador.

Hoje já não existe mais. Temos o advogado civilista e dentro da área suas respectivas ramificações; há o advogado civilista, mas especializado em compra e venda de imóveis; o advogado civilista especializado em responsabilidade civil; o advogado civilista especializado em família; o advogado civilista especializado em sucessões; o advogado civilista especializado em consumidor.

Há o advogado  administrativista com escritório contendo advogados especializados em servidores públicos, agência reguladoras, autarquias Terceiro Setor, Licitações, Contratos Administrativos, Infraestrutura; Concessões de Serviços Públicos, Multas Administrativas, Processo Administrativo.

Já o advogado especialista em direito imobiliário, que é uma ramificação do direito civil,  presta assessoria jurídica a imobiliárias, realiza contrato de compra e venda de imóveis, trabalha com regularizações de imóveis em âmbito cartorário, não raro  tendo necessidade de acionar o Poder Judiciário, realiza análise jurídica de toda a história  da propriedade e do proprietário, que interessa para o comprador; assim o advogado poderá opinar juridicamente se é viável ou não a compra do imóvel.

No Direito do Trabalho demanda algumas ramificações como Acidentes de Trabalho, Sindicatos, Saúde Mental do Trabalhador, Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Acompanhamento de Fiscalizações Trabalhistas, Meio Ambiente do Trabalho, Multas trabalhistas.

Há também, o advogado tributarista, que lida somente com assuntos de impostos envolvendo pessoas jurídicas e físicas. Há escritórios com advogados especializados em impostos municipais, estaduais, federais, obrigações administrativas tributárias,  auditoria tributária, acompanhamento de fiscalizações trbutárias; compliance tributário; planejamento tributário, reforma tributária.

O advogado ambientalista  acompanha estudos jurídicos ambientais e climáticos,  elabora pareceres, consultoria, acompanha licenciamento e aciona a justiça  quando necessário.

Cada disciplina jurídica demanda um advogado conhecedor de todas as áreas jurídicas, mas com dedicação somente em uma matéria. Evidentemente o escritório pode atuar em diversas áreas, mas tendo um advogado para cada matéria jurídica.

Outros profissionais preferem escolher uma disciplina jurídica, por exemplo, direito tributário e trabalharem mais profissionais em cada assunto do tributário.

Alguns profissionais já optam pelo direito de família e sucessões, trabalhando em conjunto com outros profissionais nos diversos assuntos, por exemplo Responsabilidade Civil em Direito de Família, exemplificando, dano provocado por um ou mais irmão a outrem. Outros já trabalham com danos provocados  de um cônjuge a outro.

Assim deixei uma brevíssima síntese dos trabalhos jurídicos  dos advogados da era 2025, 2026, havendo com certeza outros mais…

Email: sandromartinsadv@gmail.com